Quem vem?

Professora Dra. Cristina Paniago

É professora do Departamento de Serviço Social na UFAL (Universidade Federal de Alagoas), e Doutora em Serviço Social pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ensina na graduação as disciplinas Teoria Política e Economia Política e, na Pós-graduação,  Estado, Políticas Sociais e Serviço Social. Publicou, em 2007, Mészáros e a Incontrolabilidade do Capital, pela EDUFAL, além de diversos artigos sobre a obra Para Além do Capital, de István Mészáros.

Professor Dr. Golbery Lessa

Alagoano, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e Historiador. No ERED trará uma análise sociológica e histórica das Mobilizações!

Professora Dra. Alessandra Marchioni

Possui graduação em Direito pela Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (1993), especialização em Integração e Mercosul pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e mestrado em Direito na área de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Realizou seus estudos de Doutorado sanduíche na França na Université Paul Cézanne/Aix-Marseille III (2006). É doutora em Direito na área de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina(2009) e professora concursada na disciplina de Direito Internacional na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. No ERED, tratará sobre o Direito à Cidade!

Professor Dr. Túlio Vianna

Professor Adjunto de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), onde também se bacharelou (1999). Autor dos livros Fundamentos de Direito Penal Informático (Forense, 2003) e Transparência pública, opacidade privada (Revan, 2007), este último com tradução para o espanhol publicada na Argentina (Ad-hoc, 2010). No ERED, tratará sobre a Desmilitarização da Polícia!

Cynthia Semiramis

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Atualmente é bolsista CAPES no curso de doutorado em Direito na Faculdade de Direito da UFMG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos direitos das mulheres; direito, sexualidade e gênero; teoria feminista do direito, educação em direitos humanos. No ERED, ministrará mini-curso sobre a exploração e turismo sexual das mulheres durante os megaeventos no Brasil.

Professor Msc. Fabiano Duarte

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e mestrado em Educação brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Atualmente é Professor de História, Educação e Economia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) nos cursos de nível médio integrado em Guia de turismo, Meio Ambiente, no curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e na Especialização em Educação e Meio ambiente com a disciplina de Educação e Estado. E no momento desenvolve as atividades político acadêmicas de Conselheiro titular representante dos Docentes no Conselho Superior do IFAL e é membro do colegiado da Pós-graduação Latu sensu em educação e meio ambiente(PGEMA) do IFAL - Campus Marechal Deodoro. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História, Filosofia e Economia do meio ambiente atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Análise do Discurso, Historiografia do trabalho e Economia política do meio ambiente. No ERED, tratará sobre Educação Universitária!

Professora Dra. Graça Gurgel


Maria da Graça Marques Gurgel é Mestra e Doutora pela UFPE-Universidade Federal de Pernambuco: Mestrado em Direito Constitucional e Doutorado em Teoria do Direito. Juíza, aposentada voluntariamente, atuou até junho de 2012 na última entrância junto a 2a. Vara Criminal da Capital de Alagoas. Ingressou, mediante concurso público, na UFAL-Universidade Federal de Alagoas, sendo aprovada em 1 lugar, passando a integrar o Departamento de Direito Público daquela unidade acadêmica.Lecionou matérias como: direito constitucional, direitos fundamentais, filosofia do direito.